"O Futuro de Bill Gates" é uma série para quem quer entender mudanças climáticas e inovação sustentável
VA
Em março, tive a rara oportunidade de assistir a uma palestra de Bill Gates na CERAWeek 2024, um dos maiores eventos globais sobre energia, em Houston, EUA. Foi um encontro carregado de emoção e, confesso, um pouco de tietagem: ali estava o homem que revolucionou a forma de trabalho de toda a minha geração com o Windows e o Office, ferramentas que me ajudaram a escalar minha profissão ao longo de décadas. Desde os primeiros usos do computador em minha cidade Lucrécia, onde deixei o MS-DOS para trás e passei a utilizar a linguagem visual do Windows, acompanhei a evolução desses sistemas e o impacto que trouxeram à produtividade.
Na CERAWeek, Gates apresentou sua visão sobre a transição energética e detalhou os esforços da Breakthrough Energy e TerraPower, duas empresas que ele fundou para avançar no desenvolvimento de tecnologias para uma economia sustentável. Ao vê-lo discutir os complexos desafios da mudança climática, viva a seriedade e a dimensão do trabalho em que está envolvido.
Essa perspectiva mais humana e direta sobre os desafios climáticos e tecnológicos que enfrentamos agora pode ser vista na série “O Futuro de Bill Gates”, lançada pela Netflix em setembro. Com cinco episódios, a série vai além do Gates pioneiro da tecnologia, mostrando-o como alguém que quer compreender e enfrentar os dilemas do mundo atual. Produzida pelo premiado diretor Morgan Neville, ela explora temas como inteligência artificial, desinformação gerada com o mau uso das redes sociais, a crise climática e as desigualdades sociais, sempre com foco nas oportunidades que a inovação pode abrir.
Como Gates comentou, seu trabalho o coloca “na primeira fila de algumas das questões mais atuais de hoje”, e ele compartilha com o público um pouco desse privilégio de dialogar com grandes pensadores e especialistas. A série, portanto, vai muito além de uma visão otimista: ela reflete o peso dos problemas que Gates considera essenciais para garantir um futuro mais habitável.
Para quem deseja refletir sobre o impacto das mudanças climáticas e entender o papel que a tecnologia, inovação e ciência podem desempenhar na criação de um amanhã sustentável, a série é essencial. Ajudar Gates a enfrentar esses temas é uma forma de desconstruir mitos, obter uma visão realista dos desafios e considerar as oportunidades para agir e transformar o futuro. E isso não é tarefa apenas para magnatas e cientistas. Mas para todos nós. Para pessoas como eu e você. Afinal, muito do que está em jogo depende da nossa consciência e, também, de alguma mudança de hábitos que precisamos entender e praticar no nosso dia a dia.
(Publicado em AgoraRN.com.br)